Voo Qatar Airways Doha – São Paulo em Classe Econômica (11º Trip Report)

A viagem de taxi do hotel para o aeroporto levou cerca de 20 minutos e não pegamos trânsito já que era bem cedo pela manhã.

A Qatar conta com uma área exclusiva de check in para passageiros de primeira classe e classe executiva. Acontece que para membros Emerald na OneWorld o acesso a essa área não é permitido. Acredito que é a única companhia aerea da OW que faz isso.

Empresa: Qatar Airways
Vôo: QR773
Equipamento: Boeing 777-300ER
Assento: 10C
Saída: 8:15 (14:15) – Chegada: 17:30 (23:30)

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1) Hotel Blue Tree Premium São Paulo Morumbi
2) Sala VIP Star Alliance Lounge São Paulo
3) Voo British Airways São Paulo – Londres em Classe Econômica 
4) Hotel Mercure Londres Bloomsbury 
5) Stopover em Londres: O que fazer em 24 horas na cidade?
6) Sala VIP First Galleries T5
7) Sala VIP Aspire at LHR T5
8) Voo British Airways Londres – Bahrain em Classe Econômica
9) Hotel Ibis Seef Manama
10) Um dia no Bahrain: o que fazer? 
11) Sala VIP Dilmun Lounge Bahrain
12) Voo Qatar Airways Bahrain – Doha em Classe Econômica
13) Sala VIP Al Maha Transit Lounge Doha 
14) Sala VIP da Primeira Classe da Qatar Airways
15) Voo Qatar Airways Doha – Dubai em Classe Econômica
16) Hotel Hilton Sharjah
17) O que fazer em Dubai
18) Hotel Hilton Capital Grand Abu Dhabi 
19) O que faze em Abu Dhabi
20) Hotel Atlantis the Palm Dubai
21) Hotel Hilton Garden Inn Dubai Al Muraqabat 
22) Sala Vip Ahlan Business Class Lounge Dubai 
23) Sala Vip Ahlan First Class Lounge Dubai 
24) Voo Qatar Airways Dubai – Doha em Classe Econômica
25) Hotel Intercontinental Doha the City 
26) Um dia em Doha: o que fazer?
27) Voo Qatar Airways Doha – São Paulo em Classe Econômica (esse post)
28) Hotel Marriot São Paulo Airport

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Mal sabia eu que essa seria a menor das raivas que teria durante o dia. Esperamos cerca de 10 minutos para sermos atendidos e fomos para a sala vip da Qatar oferece pros passageiros com status na OW. Comemos algo rapidamente e seguimos para o portão de embarque.

Para acessar os portões é necessário pegar um trem dentro do aeroporto e mesmo assim a caminhada é longa. Você passa novamente por um detector de metais para acessar o portão de embarque e fica dentro de uma sala de espera, que tem apenas cadeiras. Caso queira comprar algo ou ir no banheiro é necessário sair do espaço e entrar novamente.

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Logo quando eu entrei na “sala de espera” para embarcar percebi que algo estava errado, a turbina direita do 777-300 estava aberta e o pessoal da manutenção estava trabalhando nela.

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O pessoal começou a encher a sala esperando o embarque, que até então estava confirmado para o horário. Quanto mais se aproximava do horário de embarque, mais eu tinha certeza que o voo iria atrasar. Quando o embarque era pra ser anunciado foi informado que o avião estava passando por uma manutenção e que em 30 minutos o embarque seria iniciado.

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A sala nesse ponto já estava lotada, com passageiros sentados no chão e tudo mais, afinal o voo estava lotado e eram mais de 350 pessoas esperando o embarque.

Mais meia hora se passou e fomos informados que o voo seria atrasado em mais meia hora, nesse momento percebi que eles não tinha a menor ideia do problema e iam ficar enrolando os passageiros.

Saimos da sala de espera e voltamos ao terminal, nesse momento chequei o flightradar24 que me informou que o avião que ia fazer o voo pra São Paulo estava programado pra voar para Nova York. Ou seja, trocaram nossa aeronave, o que significava que o atraso seria enorme.

Ficamos no terminal e almoçamos em um restaurante do aerporto, já que a Qatar não informou qualquer tipo de assistência para os passageiros. Eu acredito que eles ficaram enrolando de 30 em 30 minutos para não prestar a assistência necessária aos passageiros.

Eu fiquei sabendo do atraso pelo flightradar e quando fui questionar um funcionário da Qatar quando já estavamos 3 horas atrasados fui informado que o voo iria sair às 13h15, com 5 horas de atraso.

Voltamos ao portão de embarque faltando 1 hora pra decolagem, e advinhem? O voo atrasou mais ainda. Era criança chorando, gente reclamando e a Qatar sem qualquer informação de quando o voo iria decolar. Finalmente, depois de 5 horas de atraso o embarque foi iniciado, e a confusão foi geral.

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Como fizemos o check in para esse voo ainda em Dubai no dia anterior conseguimos marcar os assentos da saída de emergência, que a Qatar não cobra.

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O espaço realmente é muito bom, até para os passageiros que ficam sentados na janela próximo a porta de emergência, já que a porta não tem aquele bolsão onde fica o escorregador de emergência, fazendo com que o passageiro sentado na janela também tenha um ótimo espaço.

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A Qatar tem a configuração de 3-4-3 na classe econômica, que é horrível, mas achei que a poltrona reclinava bastante e era acolchoada. Além disso foi oferecida uma manta e um travesseiro no voo.

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Finalmente depois de 6 horas de atraso decolamos com destino a São Paulo, um voo de mais de 14 horas.

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A tela de entretenimento tinha um tamanho muito bom e com uma variedade incrível de filmes.

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O fone de ouvido não era dos melhores, mais para a classe econômica ele foi satisfatório.

Mais uma vez a comissária veio agradecer por ser membro Emerald da OW e informou que estava disponível para qualquer solicitação minha durante o voo.

Eu solicitei uma refeição especial, que foi entregue antes das dos outros passageiros mas que infelizmente não estava boa.

Como o voo era pra ter saido de manhã foi oferecido um café da manhã como refeição inicial, que no meu caso consistia de batatas, grão de bico e cogumelos.

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Já a refeição padrão da classe econômica foi ovos com salsicha e batatas. Frutas, iogurte e pão acompanharam.

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Meio estranho tomar café as 3 da tarde né? Depois do café da manhã aproveitei para ver alguns filmes e beber umas cervejas. No meio do voo foi oferecido um sanduiche vegetariano, que estava bem gostoso.

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Dormi um pouco e depois vi mais algumas coisas na tv, aproveitei também pra conversar um pouco com as comissárias, que me informaram que estavam de folga quando foram chamadas pra fazer esse voo, já que a tripulação original ia estourar as horas trabalhadas por conta do atraso.

Quando estavamos próximos ao pouso em Guarulhos foi oferecido o jantar, que era frango com alguma coisa e salada de grão de bico. De sobremesa foi oferecido frutas. Eu solicitei nesse voo uma refeição sem glúten e infelizmente não dei a mesma sorte que dei no voo da British Airways.

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O serviço no voo foi muito bom, as comissárias atenderam todas as minhas solicitações com um sorriso no rosto (e olha que eu pedi muita cerveja).

Chegamos em São Paulo por volta das 23h30 já com a certeza que tinhamos perdido a conexão. O pessoal em terra estava meio perdido, tinham colocado a gente em um voo pra Maceio, mesmo a gente tendo que ir pra João Pessoa.

Depois fomos informados que não poderiamos pegar o voo da Avianca que era o mais cedo pra João Pessoa, nem o da Latam. Porque tinhamos comprado a passagem usando milhas apenas os voos da Gol eram possíveis, e o próximo voo da Gol saia apenas as 15h30 do dia seguinte.

Como não tinhamos o que fazer, pegamos o voucher do hotel e do taxi e fomos dormir, já que já passava das duas da manhã.

O voo da Qatar foi bom, aeronave nova, poltrona confortável e serviço eficiente. Mesmo tendo dado azar em pedir uma comida livre de glúten achei que o saldo foi positivo.

O problema mesmo foi a falta de transparência com o cliente em Doha, a companhia enrolou a gente o máximo possível para não ter que oferecer hospedagem ou remarcar em outro voo. 6 horas de atraso é um absurdo, ainda mais pela forma como qual a companhia lidou com o problema.

 

 

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